A Física é, de longa data, uma das disciplinas mais temidas pelos alunos do Ensino Médio. Grande parte dessa fama deve-se ao fato de que seu ensino tradicionalmente vem sendo pautado na transmissão de conceitos e\r\nfórmulas cujas relações com a realidade parecem inexistentes.\r\nNo entanto, atualmente, até mesmo avaliações externas à escola, como o Enem e os vestibulares, têm mudado essa perspectiva e começado a explorar mais do que a mera operacionalização de exercícios de Matemática envolvendo temas da Física: os saberes ligados à construção do conhecimento científico ao longo\r\ndos anos e as características sócio-históricas dessa construção também começam a ser abordados, deixando-nos a evidência de que o ensino da Física precisa mostrar aos alunos essa disciplina como uma área\r\nde conhecimento da humanidade.\r\nNeste livro, trazemos algumas considerações sobre pontos que acreditamos necessários para os futuros\r\nprofessores de Física e mesmo para aqueles já em exercício, de modo que a disciplina possa ser apresentada aos alunos do Ensino Médio como uma área de conhecimento em constante construção e cujos conhecimentos propostos fazem parte do dia a dia.