O livro é um manifesto em defesa dos bons professores e da profissão docente. Ele discute os principais problemas enfrentados pelos professores e pelas escolas públicas à luz da Psicologia Evolutiva e Antropologia Darwinista, duas abordagens teórico comportamentais praticamente desconhecidas no meio educacional brasileiro.Nas últimas décadas, imperaram na Educação Brasileira teorias pouco fundamentadas em estudos realmente científicos do comportamento humano. Por sua vez, essas abordagens idealistas e ineficientes só contribuíram para descaracterizar a função social da escola, desvalorizar seus profissionais e fazer despencar a qualidade do seu produto o ensino formal. Essas teorias também contribuíram para instaurar o pessimismo, a depressão e a falta de perspectiva na classe docente, levando-a a uma crisefalta de professores nas escolas desinteresse dos jovens brasileiros em seguir a carreira docente fechamento paulatino dos cursos de licenciatura adoecimento cada vez mais frequente dessa categoria de profissionais desistência e abandono da carreira pelos docentes mais jovens que, devido à pouca idade, ainda têm a chance de ingressar em outra profissão ocupação das salas de aula do ensino público por professores mal formado