NADA SOARA COMO ANTES - DESCONSTRUCAO DO PARADIGMA TONAL NA MUSICA ERUDITA NO SECULO XX

NADA SOARA COMO ANTES - DESCONSTRUCAO DO PARADIGMA TONAL NA MUSICA ERUDITA NO SECULO XX
isbn13
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Por séculos seguidos a sociedade ocidental acostumou-se a ouvir a música erudita, mormente chamada de música clássica. Nobres e burgueses se renderam ao encanto de compositores que tiveram seus nomes consagrados na história. Beethoven, Mozart, Bach, Carlos Gomes são apenas alguns. Estes e outros compositores construíram e sedimentaram o que ficou conhecido como paradigma tonal, um modo de compor, mas também um modo de ouvir. No final do século XIX a música erudita começou a soar diferente. No século XX as vanguardas questionaram o paradigma tonal e tudo que ele representava não só em termos técnicos mas também sociais e políticos. A música começou a soar bem diferente. O que unia toda a música erudita ocidental, o paradigma tonal, sucumbiu. Atonalismo, serialismo, politonalismo, microtonalismo, dodecafonismo. Música Nova, Música Viva, Nacionalismos. Tentativas de construção de um novo paradigma musical. Anunciou-se mesmo o fim da era dos paradigmas.   Outras questões, já presentes no s