O DISCURSO DAS INSTITUICOES UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRITICA

DISCURSO DAS INSTITUICOES UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRITICA,O
isbn13
R$ 33,48

Este livro tem como propósito apresentar parte da pesquisa feita sobre as narrativas dos vídeos divulgados pela campanha “Mais Brasil para Mais Brasileiros” durante o governo brasileiro no ano de 2009. Foram selecionados três vídeos que fizeram parte da segunda etapa de uma série de campanhas institucionais criadas pelo governo Lula e veiculados pela mídia televisiva e pelo site da Presidência da República no link da Secretaria de Comunicação Social (SECOM). O que se pretendeu investigar, a partir das narrativas encontradas, foi se os vídeos contribuíam para a manutenção/reforço do sistema hegemônico capitalista e, caso isso ocorresse, como se daria  esta afirmação através do discurso. Além disso, analisou-se qual ou quais gêneros estavam envolvidos na construção destes discursos, pois, o que era apresentado sob o “rótulo” de campanha, mostrou-se mais compatível com o gênero propaganda/publicidade institucional. Como método e teoria, foi utilizada a obra de Norman Fairclough (2003) cuj